Visão e aprendizagem
Será a Visão a responsável pelo não aprendizado de muitas crianças?
Será a Visão a responsável pelo não aprendizado de muitas crianças?
Os problemas de visão muitas vezes passam desapercebidos pelos pais e professores, e muitas crianças acabam tendo dificuldades de aprendizagem, como problemas de leitura, escrita e compreensão. A miopia, hipermetropia, astigmatismo ou a falta de coordenação dos olhos podem afetar a capacidade de uma criança em se concentrar, ler com precisão, e acompanhar as aulas de forma adequada.
A falta de uma boa capacidade visual podem levar ao fracasso no colégio, frustrações, isolamento e baixa autoestima, afetando o rendimento escolar, esportivo e muitas vezes o isolamento social.
A visão é mais do que ver algo com nitidez, a visão implica em captar a informação visual, processá-la, interpretá -la, compreendê-la e dar significado e ação á essa informação.
Uma criança aprende a ver, assim como aprende a falar ou andar. Esse aprendizado inicia no nascimento e vai sendo adquirido através das experiências e do desenvolvimento da criança. Se os olhos não trabalham em equipe, movem e focam de forma desordenada, a criança pode apresentar visão dupla, perdar na leitura, dor de cabeça e redução na concentração comprometendo seu interesse e seu processo de aprendizagem.
Cerca de 80% do que a criança percebe, compreende e recorda, depende da eficácia de sistema visual. A visão está diretamente ligada ao desenvolvimento da inteligência.
Ver 100% significa que a acuidade visual dessa criança para longe está nítida, mas como está as outras habilidades visuais dessa criança??
Uma avaliação infantil requer a análise de outros aspectos muito importantes para o ideal funcionamento do processamento visual, aspectos como os movimentos oculares, a cordenação visual, foco, fixação, habilidades de percepção visual, visão de cores, campo visual e a estereopsia que só é atingida se os dois olhos estão integrados e equilibrados.
A visão é muito mais do que ver 100%, ela nos permite dar significado, compreender o que vemos, é um conjunto de habilidades visuais que devem estar em perfeito funcionamento para termos um bom processamento visual refletindo diretamente na nossa compreenção e apreendizado.
O ser humano tem ,de forma inata, vontade de aprender então é dificil acreditar que uma criança é preguiçosa e não gosta de ler ou estudar, muitas vezes para essa criança o fato de ler ou estudar causa um esforço muito grande, provocando visão borrada, dupla e muitas vezes causando dores de cabeça.
Quando a criança possui um problema de visão desde seu nascimento ou nos seus primeiros anos de idade elas não sabem o que é ver de forma correta e pensam que todo mundo enxerga daquela forma, causando espanto nos pais ao descobrir o problema visual de seu filhos.
Abaixo apresento uma pequena lista de sinais e sintomas relacionados a dificuldades visuais:
Chega muito perto para ler ou escrever;
Esfrega os olhos com frequência;
Vê duplo ou embaçado quando lê;
Tem queixa de dores de cabeça ao final do dia ou após atividade de leitura;
Move a cabeça quando lê ou escreve;
Acompanha a leitura com o dedo ou a caneta;
Confunde as letras ou as palavras;
Inverte as letras ou as palavras;
Salta, relê ou omite letras ou linhas;
Vocaliza quando lê em voz baixa;
Tem dificuldade de concentração e tem curtos períodos de atenção;
Requer uma quantidade excessiva de tempo para concluir a tarefa;
É lento na leitura;
Pouca compreensão da leitura;
Não gosta de ler nem de escrever;
Má cordenação geral;
Se seu filho ou aluno apresentar de 3 a 5 respostas afirmativas é interessante procurar fazer uma avaliação visual com um Optometrista Comportamental.
O Optometrista é o profissional da área da saúde, não médico, que se dedica a avaliar, compensar e tratar disfunções visuais através de terapias, filtros e lentes corretoras.
A Optometria tem papel fundamental na promoção da aprendizagem das crianças. A optometria é uma área da saúde que se concentra no cuidado dos olhos e do sistema visual como um todo, e pode desempenhar um papel crucial no suporte à aprendizagem de crianças em idade escolar.
Por fim, é importante lembrar que a visão é fundamental para a aprendizagem de todas as crianças, independentemente de elas terem problemas visuais diagnosticados ou não. A saúde visual tem importância como um aspecto essencial do bem-estar geral das crianças para atingirem seu potencial máximo.
ENTÃO VOCÊ JÁ LEVOU SEU FILHO PARA FAZER UMA AVALIAÇÃO VISUAL??
Referência: Tanta inteligência, tão pouco rendimento: poderia ser a visão a chave para desbloquear sua aprendizagem? / Maria Pilar Vergara Giménez