A palavra Optometria deriva do Grego, Opto: visão e Metria: medida, ou seja a optometria é a medida da visão.
Optometria é a ciência que estuda o sistema visual, atuando na prevenção de problemas oculares e avaliando defeitos refrativos e disfunções visuais.
A profissão de Optometrista já existe no mundo há quase dois séculos, tendo surgido como atividade pela primeira vez nos Estados Unidos por volta do ano de 1870.
Atualmente, a Optometria é uma profissão difundida e respeitada em mais de 130 países, estando presente de forma regularizada em mais de 60 países.
A atuação do Optometrista é centralizada na prevenção de problemas oculares e na correção de anomalias visuais de origem não patológicas (como: miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia...), trabalhando especificamente sobre o ato visual e não sobre o globo ocular, realizando uma avaliação visual primária da saúde visual do paciente.
O profissional não está apto a receitar medicamentos aos pacientes ou realizar métodos invasivos na região ocular. Todos os equipamentos são utilizados apenas para análise e são direcionados a avaliação qualitativa e quantitativa do sistema visual.
Sendo um profissional sanitário, o Optometrista trabalha em harmonia com outros profissionais da área da saúde, sendo um dos vínculos fundamentais na cadeia multiprofissional e multidisciplinar, em benefício da saúde da população.