Nossos olhos foram feitos para olharmos para longe, nossos antepassados utilizavam os olhos para a caça, localização e sua segurança, utilizavam pouco para perto, no máximo para fazer algum trabalho manual.
Com a evolução da escrita a visão de perto começou a ser mais usada com leituras e estudos.
Mas hoje a realidade é diferente a visão de perto exige uma demanda muito grande, nos trabalhos em frente ao computador, nos estudos com aulas online e também nos momentos de descanso através do celular...ou seja não damos folga aos nossos olhos.
Mas afinal oque acontece quando olhamos para perto???
Nossos olhos possuem músculos que aproximam os olhos para ajudar na convergência e na acomodação, ou seja nossos olhos fazem força em todos os momento que estamos olhando perto, isso causa um cansaço e uma fadiga visual no nosso sistema visual.
Pensando nisso uma dica de higiene visual é 20/20/20 que seria a cada 20 minutos descansar por 20 segundos e olhar a 20 pés ou 6 metros.
Outra questão séria em relação ao uso dos celulares é a luz azul que é emitida pelo aparelho.
Nosso organismo é regulado pelo ciclo circadiano que ajusta o nosso horário de dormir, acordar e o ritmo que realizamos nossas atividades, ou seja é o nosso relógio biológico interno que é comandado pelo cérebro, no hipotálamo.
O nosso olho possui células fotossensíveis na retina que detectam a luz e enviam essas informações ao cérebro pelo nervo óptico que define se é dia ou noite.
Quando anoitece o nosso corpo se prepara para descansar e começa a produzir a melatonina ( hormônio do sono) e ao amanhecer com a incidência da luz solar ele libera o cortisol para o nosso despertar.
Pesquisas mostram que devemos respeitar esse ciclo para termos uma vida saudável e mudanças nos hábitos e alterações no ciclo ocasionam vários problemas de saúde tanto para o corpo como para a saúde da mente.
O uso excessivo de aparelhos eletrônicos que imitem luz azul violeta afetam o nosso ciclo circadiano interferindo na qualidade do nosso sono e da nossa rotina.
A alta exposição á luz azul apresenta risco á nossa visão além de afetar nosso sono. Ela bloqueia a produção da melatonina hormônio responsável por regular nossa hora de dormir.
Por isso quando usamos o celular antes de dormir ou ficamos mexendo no computador nosso corpo entende que é dia . A consequência é que podemos ter insônia ou uma noite de sono agitado.
O excesso da exposição a luz pode causar também dores de cabeça, sensibilidade á luz, fadiga ocular, sensação de olhos pesados e a diminuição do foco e da concentração.
Algumas dicas do tempo apropriado do uso de telas
até 2 anos: ( afeta o desenvolvimento visual da criança)
-não manipular qualquer aparelho de tecnologia de informática
-os pais devem incentivar a criança a brincar, inclusive ao ar livre
-não usar telas como "baba"
-nõ usar telas como brinquedo
2 a 5 anos:
1 hora diária, sempre com supervisão de adulto
6 a 10 anos:
-1 hora diária
-não deixar aparelhos no quarto da criança
-permitir uso em locais aos quais os pais tenham acesso
a partir dos 10 anos:
-até 2 horas diárias
-estabelecer regras de uso a partir do diálogo