Milhões de pessoas em todo o mundo trabalham diariamente com os computadores.
Os problemas visuais relacionados com o uso do computador se caracterizam pela presença de sintomas resultantes da interação do indivíduo com o equipamento e seu ambiente.
Na maioria dos casos, os sintomas ocorrem porque a demanda visual necessária excede as habilidades visuais do indivíduo para poder realizá-la confortavelmente.
Os desconfortos visuais provocados por longos períodos em frente aos monitores comprometem o desempenho no trabalho. A adequação dos ambientes de trabalho proporcionando bem estar visual e proteção da integridade visual, bem como problemas oculares e visuais ocasionados pelo uso do computador.
A fadiga visual envolve diversos fatores, a iluminação, postura, e a ergonomia do monitor em relação ao usuário.
A Síndrome é um conjunto de problemas oculares e visuais relacionados com o trabalho de perto ao usar o computador por tempo prolongado.
Essa síndrome tem como principais sintomas: Fadiga visual, dores de cabeça, olho seco e irritado, visão borrada, lacrimejamento, sensação de peso nas pálpebras, olhos vermelhos.
Esses sintomas ocorrem quando as demandas visuais excedem a capacidade do sujeito para realizar confortavelmente uma tarefa. O texto no monitor pode não estar nitidamente definido provocando dificuldade de foco. Pouco contraste, ofuscamento e reflexo sobre o monitor podem aumentar os sintomas da síndrome, que pode se associar com uma distância de trabalho inadequada, má iluminação, posição de trabalho incomoda ou excesso de trabalho.
A visão não foi criada para encarar uma tela de computador durante muitas horas. Monitores são compostos de pixels (minúsculos pontos), nos quais o olho não consegue manter o foco., o usuário tem que focar e refocar para manter as imagens bem definidas, isso resulta em tensão dos músculos extraoculares.
DICAS DE ERGONOMIA
Altura do Monitor
A direção natural ou normal de olhar é quando se olha aproximadamente quinze graus para baixo, deixando relaxado os músculos que giram os olhos para cima e para baixo. A zona de conforto da visão é aquela que se encontra um pouco acima e um pouco abaixo desta linha.
A borda superior da tela deve estar na mesma linha horizontal dos olhos, para que a tela fique localizada na zona de conforto da visão, em atividades exercidas sentadas, com cabeça e pescoço na vertical. Se o monitor estiver acima ou abaixo da linha horizontal dos olhos resultará em esforço demasiado da musculatura da nuca.
Ajuste da Altura do Monitor
Na maioria das vezes os monitores que são colocados diretos à mesa ficam muito baixos, uma solução simples seria colocar algum volume para elevar o monitor, verificando sempre a posição correta do olhar.
Quando o CPU é horizontal, coloca-se ele embaixo do monitor, o que o deixa muito alto. Somente se a altura convir com a posição mantê-lo desta forma.
Distância do Monitor
A distancia recomendada entre os olhos e a tela é de 60 a 70 centímetros, o que seria próximo ao comprimento do braço, respeitando o mínimo de 50 cm dos olhos e não mais de 80 cm.
Inclinação da Tela
Os monitores podem ser inclinados quinze graus para trás e cinco graus para frente. A posição aconselhável da tela para a leitura é perpendicular à linha natural do olhar. A inclinação satisfatória é de quinze graus, contudo pode-se diminuir essa inclinação a fim de diminuir os reflexos.
Posição do Monitor sobre a Mesa
A posição favorável para que trabalha a maior parte do tempo olhando somente para a tela ou tela e documentos é a de que o monitor fique bem à frente do operador. No caso de se olhar mais para os documentos e teclado, o monitor pode ser deslocado para a direita ou esquerda.
Posição dos Documentos
Não existe uma posição ideal para os documentos quando se operam em computadores, porém a posição mais apropriada para a leitura de documentos é, inicialmente a mesma recomendada para a tela.
Essa posição pode ser obtida através de um suporte fixado na mesa que possua regulagem para ajuste da posição.
Quando a atividade obrigar a olhar muito entre o documento e a tela é aconselhável que o documento fique próximo da tela, reduzindo os movimentos da cabeça em demasiado.
Para evitar o cansaço da vista em leitura de textos em diferentes distancias o recomendado é que a distancia entre os documentos seja entre 60 a 70 cm em relação à tela, porém se os caracteres serem pequenos e não nítidos, será necessário colocar o documento mais próximo dos olhos.